domingo, 6 de dezembro de 2009

Etiqueta de Noiva


Tem gente que faz...mas não deveria......


*endividar-se demasiadamente para fazer uma festa muito além de suas possibilidades....


*convidar um número grande de pessoas para a cerimônia e depois “selecioná-las” para a festa(HORRÍVEL)....


*dividir as despesas em partes iguais e convidar um número muito maior de pessoas do seu lado....


*convidar tantos padrinhos, que eles quase não caibam no altar....


*escolher igreja e bufê muito distantes entre si, principalmente se o casamento for durante a semana....


*atrasar-se para a cerimônia religiosa, complicando a vida dos noivos do próximo horário e dos seus próprios convidados, ou demorar muito nas fotos que precedem a recepção....


*mandar o bufê espaçar o tempo de um prato para outro de tal modo que muitas pessoas tenham pelo horário, de se retirar antes do fim da refeição....


*não adequar o número de garçons ao de convidados.Servir apenas bolo e champanhe após às 19h, quando os convidados já estão prontos para um jantar....


*colocar no convite “os noivos despedem-se na igreja”. Se nada consta sobre o local da recepção, evidentemente é porque não haverá recepção....


*usar, nos convites, a expressão “in memoriam”....a decoração da igreja ser tão exagerada que chame mais atenção que a noiva....


*o noivo usar terno claro, mesmo se a cerimônia for de dia....


*determinar a cor dos vestidos das madrinhas. Sempre pode haver alguma que simplesmente deteste o que foi escolhida....


*a noiva usar véu ou cauda muito longos em uma capela ou um vestido muito despojado, à noite, numa igreja grande e imponente....


*exagerar em fendas e decotes em cerimônias religiosas....


*não é porque o casamento da fulana foi lindo que você vai fazer igual, seja criativa e deixe seu casamento com sua cara!...


*deixar de curtir sua festa para realizar as formalidades, esqueça isso, jogue seu buquê e se jogue em seu tão sonhado dia!!!!!


Arrase!

Vejo flores em você!

Noivas e flores combinam. Seja camélias (minhas prediletas), rosas, orquídeas entre outras, as flores dão toque delicado na produção.

Aproveitando que as flores de tecido estão na moda as noivas podem aproveitar e ficarem com um visual super romântico.

Se o casamento for à noite, pode-se mesclar as flores com algum brilho, para valorizar o cabelo.

Quando o casamento é de dia, as flores naturais caem muito bem.



















domingo, 29 de novembro de 2009

Sonho de noiva I: Manual do convidado


Aha se todos os convidados se portassem direitinho...
Acho que da mesma forma que nós noivas (ops! Não sou mais noiva), tentamos seguir a risca a etiqueta, sermos elegantes e tentamos seguir a tradição, esperamos que nossos amados convidados façam a mesma coisa. Mas infelizmente eles não fazem.
Não adianta, você pode colocar sua lista de presentes em todas as lojas do país, mas com certeza você ganhará presentes nada-haver-com-nada fora da lista. Como sabiamente a Laura do abonitonaencalhada.blogspot.com.br nomeou: os presentes Dalits (intocáveis e introcáveis), na grande maioria das vezes presentes fora da lista serão Dalits em nossa casa.
Tem aqueles também que não param de perguntar sobre os preparativos, sendo que a gente quer guardar surpresa.
E aquelas que querem saber TUDO do seu vestido??? Detalhes!!! Ta, perguntar de onde é até vai lá...mas querer saber o modelo, a cor (branco, off White, gelo, prata?), se tem renda, bordado, calda...
Vai usar véu? E seu bouquet??? Aff
Seria muito bacana também o convidado chegar na hora do casamento, melhor seria se ele fosse no casamento na igreja e não só na recepção (pode acreditar, tem gente que faz isso).

Enfim resolvi fazer uma listinha do que seria um convidado ideal:

1- Perguntar onde está a lista de presentes do casal e não comprar presentes aleatórios, sem ao menos perguntar se tal coisa que não está na lista, eles gostariam de ganhar;
2- Esperar ser convidado, e não se convidar! Às vezes devido a insistentes perguntas do tipo: “que dia é o casamento?” “ta chegando?” faz gerar automaticamente um convite por obrigação;
3- Se você perceber que o casal não faz muita questão da sua presença, não vá ao casamento;
4- Não faça muitas perguntas, ao menos que tenha intimidade suficiente com a noiva e a mesma te dê abertura para isso;
5- O branco é só da noiva, então meninas não use roupas claras em casamentos;
6- Não se convide para ser madrinha ou padrinho;
7- Não ofereça seu filho, sobrinho, filhinho-bunitinho-da-vizinha para ser o pagem ou a dama do casal;
8- Ofereça ajuda (de verdade);
9- Vá também ao casamento na igreja quando tem recepção (que coisa feia...);
10- Chegue no horário que está no convite.

É engraçado, mas acontece. Dá vontade de passar um daqueles emails chatos com o título "Repasse" para todos os nossos contatos né? Mas só quem é noiva, ou já foi noiva um dia sabe o quanto certas atitudes são inconvenientes.

Convites I

Convites de casamento geralmente são tão previsíveis né?
Acho que o convite, assim como tudo no casamento, tem que ter a cara dos noivos!
E já chega daqueles convites branquinhos ou perolados prá lá de antiquados...Hoje as noivinhas têm ousado e criado convites com muita personalidade.

Recebi um convite de casamento esses dias que fugiu do convencional, ficou muito bonito e super moderno. Postei aqui para vocês:



Em latas:


Em caixas:


Pode até ser branquinho, para as mais conservadoras, mas vale encremetar com laços ou strass:

Tem até flores nos convites:







E as rendas? Uma opção sofisticada:





Com estampa:


Esse foi o modelo em que me inspirei:

Esse foi meu convite, idealizado e desenvolvido por mim:









domingo, 8 de novembro de 2009

Lembrancinhas I

Nooo como tive dúvida ao escolher minhas lembrancinhas.

Tinha tanta coisa bonita e fofa, que fiquei louca. Acredito que não há noiva que não fique louca com tanta coisa legal no mercado .

Segue algumas idéias lindas....


Caixinhas com bombons:

Noivinhos:





Mini-bolo:






Latinhas (minhas preferidas):






Chocolates com formatos fofos! Olha o vasinho de flores:



Amêndoas
Elas não são muito usuais no Brasil, principalemnte em BH. Mas são um clássico!


















Check list de casamento


O primeiro passo é colocar no papel o que você quer em seu casamento. Há noivas que vão optar por uma cerimônia simples e receberem os cumprimentos ali mesmo no salão da igreja.
Outras querem casar num sítio.

Há algumas que sonham com uma big festa.

Existem casamentos para todos os gostos. Já vi inúmeros passo-a-passo de casamento.

Mas vou postar aqui um Check list que pode atender a todas as possibilidades, pois são itens quase obrigatórios:


ü Cerimonial
ü Igreja
ü Espaço para recepção
ü Convites
ü Fotografia
ü Filmagem
ü Vestido
ü Bouquet
ü Tiara e complementos
ü Roupa do noivo (sim, você tem que se preocupar com isso)
ü Maquiagem e Cabelo
ü Carro para conduzir os noivos
ü Decoração
ü Celebrante
ü Músicos para a cerimônia
ü Damas (Roupas e complementos)
ü Bolo
ü Topo de bolo (noivinhos)
ü Música para recepção (Banda ou Dj)
ü Repertório
ü Bebidas
ü Doces decorados
ü Brindes de pista
ü Lembrancinhas
ü Lembrança dos padrinhos
ü Bem Casados
ü Pôster do casal


Ufa! É coisa demaissssssssss, por isso tem que ter tanta antecedência!

sábado, 17 de outubro de 2009

Quando começar os preparativos


Atualmente os noivos começam a preparar seus casamentos com mais de um ano de antecedência. O principal do motivo desse tempo todo, se dá principalmente pelo fato de que os bons profissionais são sempre muito solicitados e isso faz com que só tenham agenda muito para frente.
Meu Amado me pediu em casamento no final de novembro de 2007, ficamos noivos em Janeiro de 2008 e começamos a saga de organizar um casamento, que já não é fácil, e do jeito que eu queria então...mais difícil ainda. Pensamos em nos casar em setembro de 2008, então fomos olhar o salão onde eu sempre quis a festa, não tinha mais data... E diversos outros profissionais também não tinham. Decidimos que 2009 seria nosso ano.

Então optamos por setembro de 2009, parecia tão longe, mas quando eu fiz meu check list ví que precisaria juntar uma grana e ainda ter muito tempo pra fazer aquilo tudo. Portanto acho que foi o tempo ideal.

E é melhor se prepararem noivinhas, pois se gasta muito em um casamento, por mais simples que ele venha a ser, a industria do casamento está afiadíssima, e com preços exorbitantes.

Começou assim





Sempre sonhei com o meu casamento e em cada casamento que ia me imaginava casando. Já tinha tudo arquitetado na minha cabeça, mas claro que ninguém se casa sozinha: era necessário um noivo. Muito mais que um noivo o que realmente seria meu sonho, era uma história de amor. Como em todo conto de fadas o final feliz sempre termina em casamento, numa festa linda, com aquelas pessoas que sempre contribuíram felizes comemorando junto com o casal.
Meu hoje marido, nunca foi de demonstrar muito seus sentimentos. Eu até o achava nada romântico...até o dia em que ele me pediu em casamento. Ele o fez de uma forma tão linda, tão fofa, de fato surpreendente.




Ele chegou em minha casa numa noite como outra qualquer. Fiquei na cozinha preparando um lanche pra nós e ele iria para sala assistir tv. Quando me sentei ao seu lado no sofá, ele disse que a luz do meu quarto estava acesa e que era pra eu apagá-la. Inocentemente fui até meu quarto apagar a luz, e sob a minha escrivaninha, estava uma caixinha de veludo preta cuidadosamente colocada em cima de um bilhetinho com a seguinte frase: “Ursinha você quer se casar comigo?” O que havia dentro da caixinha? Um par de alianças lindo! Exatamente como há muito tempo atrás eu havia mostrado pra ele, como aliança dos meus pais, do mesmo modelo.




Achei a atitude dele a mais fofa do MUNDO, tanto cuidado, tanta doçura, enfim tanto amor. Amor esse que faço mesmo questão de extravasar, porque na hora que abri aquela caixinha...uiuiui Liguei para minha mãe, gritei horroresssssss e depois liguei pra minha prima e melhor amiga Nélvia, com ela noooo gritei mais.
Foi tudo tão rápido mais parece que foram horas pois foram momentos tão felizes, tão cheio de graça. Como amo esse Kiko, me pegou tão de surpresa, foi muito bonito e como eu sempre quis, como sempre sonhei...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O casamento de uma Princesa





Hoje, sentada em minha cama de casal, casadissima, lembro como se fosse hoje de uma cena da minha infância que jamais esquecerei. Papai era assinante daquela revista Manchete, vocês lembram? Era uma revista grande, bem maior que as convencionais, tanto que para que eu pudesse vê-la, tinha que me sentar no chão para folhear aquelas páginas.


Papai guardava todas as revistas, e numa determinada manhã, mexendo em umas revistas antigas vi uma que me chamou muita atenção e fui correndo perguntar para meu pai quem era aquela moça que se casava e queria saber porque a revista praticamente inteira só tinha fotos daquele casamento.


Era realmente o casamento de uma princesa, o casamento da Lady Diana com o príncipe Charles. Fiquei tão encantada com aquele casamento, cheio de pompas, soldados fazendo reverencia, fogos, príncipes, rainhas... Meus olhos brilhavam e desde aquele momento, na minha humildade, queria que o meu casamento fosse assim: como de uma princesa.


Quando vejo as fotos do casamento da princesa hoje, nem consigo enxergar o quanto foi over, aquele vestidão, com aquela cauda imensa, mangas bufantes, bouquet mega exagerado...tudo era “muito”. Mas sabe-se lá porque, não consigo achar feio não. A foto que mais me lembro é uma do casal recém casado desfilando pelas ruas, num daqueles carros oficiais acenando para todos, nossa que lindo! Me imaginava na mesma cena, ali de noiva, ao lado de um príncipe, com todos fazendo votos de felicidade, meu sonho.


Aquele foi um casamento histórico. Marcou mesmo não apenas a década de 80, mas talvez tenha sido o enlace do Século. Ele ocorreu numa quarta-feira, dia 29 de Julho de 1981. Na cerimônia haviam 3.500 convidados (já imaginou fazer uma lista de convidados dessas?). Acreditasse que cerca de um bilhão de pessoas assistiram pela TV, e olha que não havia Internet ainda...isso prova a importância do evento.

O vestido de Lady Day foi criado pelos designers David and Elizabeth Emmanuel e confeccionado em Tafetá de seda (o meu também!!) com mais de 10 mil perolas bordadas. Aha! E o véu? O véu tinha 25 metros de comprimento. UAU! Virou de fato um ícone.


O vestido da Princesa de Gales foi um dos mais copiados por um bom periodo. E realmente quando me lembro dos casamentos em que eu entrava como dama, em sua grande maioria, tinham aquelas mangas bufantes.


Mas ainda hoje há quem copie a eterna princesa:


O final dessa história vocês já sabem, nem convém contar. Mas infelizmente a princesa só me inspirou pela belíssima cerimônia de seu enlace, visto que o casamento foi muito infeliz, e o meu será muito diferente do dela. Salve o fato de me casar com um príncipe é claro. rs

domingo, 11 de outubro de 2009

Voillete


Ai acho voillete tão chique! Tão fino! Tão elegante!


Mas tem que ter muita classe para usá-lo, aquela expressão “força na peruca” cai muito bem no caso desse charmoso veuzinho sobre o rosto de delicadas noivas.


Acho mesmo que para usá-lo o rosto deve ser pequeno e bem delicado, porque ao invés de esconder o rosto, como parece, ele evidencia ainda mais a face.



De qualquer forma é lindo, mais muito cuidado ao usá-lo.

Segue alguns lindos Voillete:












Lilian Wite Fibe:
Sandy e seu Voillete: